Stop guessing what′s working and start seeing it for yourself.
Giriş yapın veya kayıt olun
Q&A
Question Center →

Portos de Entrada-Saída Explicados por Semalt Expert

Nos computadores, qualquer dispositivo (por exemplo, um controlador instalado em um cartão de expansão ou uma placa-mãe), exceto a RAM, é tratada como um periférico pela CPU. A troca de dados entre o processador central e os dispositivos periféricos é realizada através de portas de entrada-saída. Porta IO é um dispositivo tampão ou registro de um controlador, processador de sinal digital, etc., que estão diretamente conectados ao barramento IO do computador. Através das portas de entrada e saída, você pode conectar uma variedade de dispositivos internos e externos ao seu computador para expandir suas capacidades.

As portas IO permitem que você estabeleça uma conexão entre os dispositivos e o software no computador. Eles são semelhantes aos canais de rádio bidirecionais, uma vez que a troca de informações em qualquer direção ocorre no mesmo canal.

Endereço da porta

Para controlar a troca de dados entre dispositivos de computador, cada porta IO recebe seu próprio endereço de porta de número exclusivo. No PC, o código de 16 bits é usado para endereçar as portas IO. Portanto, há 216 = 65 536 portas, numeradas de OOOOh para FFFFh. A gama IO padrão para computadores compatíveis com IBM é 0-3FFh. Estes incluem portas para controladores de teclado, discos rígidos e disquetes, adaptadores de vídeo EGA / VGA, placas de som, interfaces serial e paralelas, portas de jogos e qualquer outro equipamento periférico. Um dispositivo periférico é capaz de usar várias portas IO. Observe que você pode realmente usar endereços até FFFFh. Por exemplo, os portos do processador de síntese WT da placa de som possuem uma faixa IO de 620h-E23h.

As portas são endereçadas pelo processador central ao executar um programa. Para evitar indicar o endereço específico de cada porta IO periférica durante a programação, bem como alterar o endereço prontamente dependendo da configuração específica do computador, o endereço base IO é usado. O endereço base é atribuído a cada dispositivo periférico e corresponde ao endereço mais baixo no grupo de portas. O endereçamento das portas restantes de um dispositivo periférico é realizado especificando o deslocamento em relação ao endereço base.

O endereço base IO do dispositivo periférico pode ser qualquer endereço do intervalo IO. A BIOS reserva parte da gama IO para dispositivos de hardware padrão que não podem ser usados por outros periféricos. Por exemplo, para o intervalo IO da interface LPT1 378h - 37Eh é reservado no qual o endereço base IO pode ser selecionado. Então, a possibilidade de conflitos será eliminada ao abordar os portos em nível de hardware-software. Uma vez que três registros são usados para controle e monitoramento de LPT1, dentro deste intervalo IO, existem 5 valores possíveis do endereço base - 378h-s-37Ch.

IO programado

Para a troca de dados com portas programadas entrada / saída (PIO) é usado. Ele transmite palavras com uma profundidade de bits de 8, 16 ou 32 bits usando comandos de string. A palavra pode ser transmitida para um ou mais ciclos de ônibus com uma indicação do endereço correspondente em cada ciclo de acesso à memória. Os ciclos de troca de ônibus são iniciados durante a execução de um comando de IO. O número de ciclos depende do alinhamento do endereço ao longo do limite da palavra e da profundidade do bit de dados do barramento usado. A velocidade de troca de dados do PIO excede a velocidade de troca do canal de acesso direto à memória direta (DMA).

View more on these topics

Post a comment

Post Your Comment

Skype

semaltcompany

WhatsApp

16468937756

Telegram

Semaltsupport